O projeto CASEUS – Combined use of renewable energy sources to improve energy efficiency in the cheese industry organiza, no próximo dia 16 de dezembro de 2025, as 1ª Jornadas Ibéricas sobre Queijos Artesanais com Denominação de Origem Protegida (DOP), a realizar-se no Instituto Universitario de Investigación de Recursos Agrarios (INURA) em Badajoz (Espanha).
Este encontro científico e técnico reunirá investigadores, instituições públicas, produtores e entidades do setor queijeiro de Portugal e Espanha, com o objetivo de partilhar resultados, promover a transferência de conhecimento e reforçar a cooperação transfronteiriça no domínio da inovação e sustentabilidade dos queijos artesanais DOP.
A sessão de abertura contará com a presença de Javier de Francisco Morcillo (Secretário-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação), José María Carvajal (Vice-Reitor de Investigação e Transferência), João Jorge Mestre Dias (Investigador Principal do projeto CASEUS – IPBeja) e Santiago Ruiz-Moyano (Diretor do INURA).
O programa das Jornadas integra duas sessões científicas principais:
Sessão I – Avanços científicos do projeto CASEUS
Durante esta sessão serão apresentados e discutidos os principais resultados de investigação e desenvolvimento tecnológico alcançados no âmbito do projeto CASEUS, com enfoque na sustentabilidade e eficiência energética do setor queijeiro.
Trabalhos apresentados:
- Aplicação de energias renováveis na cura de queijos tradicionais – João Jorge Mestre Dias (IPBeja)
- Simulação numérica na cura do queijo artesanal – João Garcia (ISEL)
- Monitorização da cura do queijo: uma abordagem baseada em IoT – João Carlos Martins (IPBeja)
- Queijos de ovelha de la raya: o que os une e o que os separa – Jaime Fernandes (INIAV)
- Oportunidades para melhorar a eficiência energética no setor lácteo: indústrias tradicionais de queijo portuguesas – Luís Pinto de Andrade (IPCB)
Sessão II – Avanços científicos em queijos DOP da Extremadura
Esta sessão será dedicada à apresentação de estudos recentes desenvolvidos por instituições espanholas, centrados na qualidade, segurança e inovação nos queijos DOP da Extremadura, combinando abordagens analíticas, microbiológicas e genómicas.
Trabalhos apresentados:
- Queijos da Extremadura com DOP: passado, presente e futuro – Rafael Tabla (CICYTEX)
- Microbiota de queijos de pasta mole com DOP da Extremadura através de NGS – Santiago Ruiz-Moyano (UEX)
- Controlo de Listeria monocytogenes em queijos de leite cru na Extremadura – Juanjo José Córdoba Ramos (UEX)
- Utilização de técnicas analíticas não destrutivas no controlo de qualidade de queijos de pasta mole da Extremadura – Elisabet Martín Tornero (UEX)
O evento incluirá ainda uma sessão dedicada a oportunidades de projetos europeus (OPE) e uma mesa-redonda sobre os desafios e perspetivas da produção de queijos DOP, reunindo especialistas do setor público e privado. As 1ª Jornadas Ibéricas sobre Queijos Artesanais DOP inserem-se nas atividades de disseminação científica do projeto CASEUS, e constituem uma oportunidade para promover a inovação tecnológica, a sustentabilidade e a valorização dos produtos tradicionais do setor queijeiro ibérico.


